orgulho

Cinema alagoano faz história em Gramado com prêmio inédito

Curta “O Mapa em que Estão Meus Pés” conquista o Kikito de melhor filme brasileiro
Por Redação 23/08/2025 - 12:21
A- A+
Divulgação
Premiação aconteceu no Palácio dos Festivais
Premiação aconteceu no Palácio dos Festivais

A produção alagoana “O Mapa em que Estão Meus Pés”, dirigida por Luciano Pedro Jr., foi eleita o melhor curta-metragem brasileiro pelo júri da crítica no 53º Festival de Cinema de Gramado. O anúncio aconteceu na noite dessa sexta-feira, 22,  no Palácio dos Festivais, marcando a primeira vez que um filme de Alagoas recebe o Kikito, troféu máximo da competição.

A estatueta foi entregue ao diretor e ao produtor Rafhael Barbosa pelos cineastas Cristian Verardi e Ivana Almeida. Para Barbosa, o reconhecimento simboliza “uma conquista histórica” para o cinema alagoano.

O curta estreou mundialmente no festival e foi rodado integralmente em película super-8, com locações em Barra de Santo Antônio, Porto de Pedras e Maceió. A narrativa se inspira na trajetória de Sebastião, bisavô do diretor, interpretado por Igor de Araújo, que revive a memória de um pescador e agricultor do litoral alagoano.

Mais de mil curtas de todo o país foram inscritos na mostra, mas apenas 12 chegaram à seleção final. A produção é assinada pela La Ursa Cinematográfica, em coprodução com a Fumaça Azul Neon, e contou com recursos do Prêmio Pedro da Rocha (Secult/AL), da Lei Paulo Gustavo e apoio das prefeituras de Barra de Santo Antônio e Porto de Pedras.

Ao receber o prêmio, Luciano agradeceu aos orixás e ressaltou a importância de resgatar a memória ancestral. “Acho muito importante que a gente crie e reconstrua a memória das nossas famílias para entender de onde viemos e para onde estamos caminhando”, afirmou.


Encontrou algum erro? Entre em contato